Por um ambiente mais agradável

1978- nasce em Corumbá-MS, no dia 17 de setembro, Octavio Ferreira Loureiro de Almeida, filho de Irajá Loureiro de Almeida e Judith Maria Ferreira Loureiro.

 

1999- ingressa no curso de Arquitetura e Urbanismo, na Universidade Estadual de Londrina (UEL), estado do Paraná. Durante a graduação participou de diversos cursos extra-curriculares, monitorias acadêmicas (Conforto Ambiental I e II, Desenho Projetivo I), estágios supervisionados na áreas da Construção, Paisagismo, Interiores, Conforto Ambiental e Patrimônio Histórico. Ainda pela Universidade, viajou para Belo Horizonte-MG, Ouro Preto-MG, Petrópolis-RJ, Rio de Janeiro-RJ, Niterói-RJ, São Paulo-SP, Brasília-DF, Paraty-RJ e Blumenau-SC. Essas viagens faziam parte da grade curricular da faculdade e serviram para um maior contato com a arquitetura, urbanismo e paisagismo brasileiros.

 

2003 e 2004- após a graduação em março 2003, muda-se para Campo Grande-MS para iniciar sua vida profissional. Trabalha para um arquiteto em seu escritório. Nesse período, também realizou diversos cursos e atividades, tais como disciplinas especiais no Mestrado de Tecnologias Ambientais da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e curso de Gerenciamento de Obras. Ness

 

2005- sai do escritório de arquitetura e ingressa em outro, também como funcionário, no escritório Forma & Reforma Arquitetura Integrada, ao qual, com a arquiteta Márcia Maia Selingardi e o engenheiro eletricista Luiz Flávio Guimarães, projeta e executa diversas obras comerciais, coorporativas e residenciais em Campo Grande e em outras cidades, inclusive arquitetura de interiores em loja em Puerto Quijaro-Bolívia. Dentre as obras incluem-se projetos, reformas e execuções de residenciais, comércio, incluindo 6 lojas no Shopping Campo Grande e Shopping Pátio Central, projetos de interiores com ênfase em mobiliários (veja seção PROJETOS EXECUTADOS).

 

2006- colabora no Plano Diretor Participativo para a cidade de Corumbá-MS, pelo IGP-MS, onde ajuda na elaboração da 1ª fase de levantamento de dados e discussão do Pano com a população local.

 

2007- começa a colaborar como arquiteto projetista e executor de obras do Programa Construindo Legal, uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Campo Grande, CREA-MS e Anhanguera/Uniderp, para moradias populares a baixo custo.

 

2008- convidado a participar da Direção do Instituto de Arquitetos do Brasil, departamento Mato Grosso do Sul (IAB-MS), para o Biênio 2008-2010, onde atuou como Diretor Social. Nesse período, realizou uma maior integração dos estudantes de arquitetura do estado ao IAB, criou o concurso de logomarca para a gestão IAB-MS 2008-2010, ajudou a realizar vários cursos em Campo Grande e colaborou em diversas outras áreas junto a Diretoria da Instituição.

 

2009- obtém em março, o Titulo de Especialista em Gerenciamento e Execução de Obras pela Universidade para o Desenvolvimento da Região do Pantanal (UNIDERP) e no mês seguinte é contratado para ser professor do Curso Superior de Design de Interiores pela Anhanguera Educacional- unidade 1, em Campo Grande.

 

2010- inicia em outro desafio profissional: ministrar aulas para 3 engenharias, sendo Mecânica, de Produção e de Controle e Automação na Anhanguera Educacional – unidade 2, na disciplina de Desenho Técnico Mecânico. Novas eleições para a diretoria do IAB-MS, igualmente conferem ao arquiteto o título de Diretor Social, para o Biênio 2011-2012.

 

2011- o arquiteto monta seu próprio escritório, na Rua Antônio Maria Coelho número, região central da cidade de Campo Grande, onde passa a ser profissional autônomo, cria sua identidade visual, e organiza seus horários para melhor atender seus clientes. Já nessa época, aumenta seu gabarito para obras comerciais e residenciais: projetos e administração de obras.

 

2012- monta sua equipe para a realização dos trabalhos: mestre de obra, pedreiros, carpinteiros, gesseiro, marceneiro, vidraceiro, entre outros para melhor andamento de suas obras. Faz obras fora de Campo Grande, em Manaus-AM, Rio de Janeiro-RJ e Corumbá-MS. Eleições para a diretoria do IAB-MS conferem ao arquiteto o novamente o título de Diretor Social, para o Biênio 2013-2014.

 

2013- se afasta das aulas de Desenho Técnico das Engenharias da Anhanguera – Unidade 2, para ingressar como professor no curso de Arquitetura e Urbanismo, para a Universidade Católica D. Bosco (UCDB). Também, nesse ano, projeta Arquitetura de Interiores para uma clínica médica no Rio de Janeiro-RJ e projeta um quiosque em shopping de Manaus-AM. Em outubro participa da Mostra de Decoração Morar Mais por Menos, em parceria com os arquitetos Adriana Tannus e Carlos Lucas Mali.

 

2014- projeta a sede e auditório da Academia Sul-mato-grossense de Letras, com as obras iniciadas ainda neste ano. Em julho participa da Mostra de Decoração Casa Cor MS, em parceria com a arquiteta Cátia Regina Madela. Eleições para a diretoria do IAB-MS, Eleições para a nova diretoria do IAB-MS conferem ao arquiteto o novamente o título de Diretor Social, para o Biênio 2015-2016.

 

2015- muda para um espaço físico maior, cujo escritório, agora situado na rua 25 de Dezembro, está apto a receber melhor seus clientes. Muda sua identidade visual, obtendo uma imagem mais forte e competitiva no mercado de trabalho. Afasta-se das aulas da UCDB para ingressar no Mestrado Profissional em Eficiência Energética e Sustentabilidade, na UFMS.

 

 

Currículo: lattes: http://lattes.cnpq.br/5202012310105987
Links pessoais:

 

1.    Rede de amigos viajantes Couchsurfing: https://www.couchsurfing.com/people/octavioloureiro

2.    Facebbok: https://www.facebook.com/arquitetooctavio

3.    Para rir um pouco: Desciclopédia- arquitetura: http://desciclo.pedia.ws/wiki/Arquitetura